Proponho-lhe o curso ‘Aprenda a falar em público!’, como ferramenta que pode ajudar a melhorar a sua comunicação com os outros. O conteúdo que proponho resulta de anos de formação meus – Cláudia Nogueira – em que participaram pessoas de diferentes experiências, idades, sectores de actividade e aqui resumo metodologia e principais ferramentas para fazer face aos momentos.
Está a entrar num curso que pode ser desafiante, na medida em que sugere diversos exercícios, sobretudo em voz alta, não fosse o mote ‘Aprenda a falar em público’. No final do curso, estará consciente da metodologia que proponho, para qualquer momento de exposição.
A repetição da metodologia, em diversos momentos, com diferentes interlocutores, para diferentes objectivos, dar-lhe-á maior experiência. Conseguirá apropriar-se desta metodologia com a repetição, que virá com a prática. Será como ir ao ginásio, com regularidade: os ‘músculos’ estarão todos afinados, trabalhados e prontos a responder!
Sugiro-lhe que veja os filmes várias vezes, que leia a documentação, pondere na sua realidade / habilidade e que só depois se dedique aos exercícios. Isto porque é provável que identifique espaços de melhoria sobre os quais vai querer trabalhar.
Será preferível que decida ao que vai dedicar-se primeiro e pôr em prática nas duas semanas seguintes. Só depois de ganhar à-vontade – consigo e com as ferramentas – é que deverá passar ao ponto seguinte.
A minha experiência profissional conta com duas décadas no mundo da comunicação, na sua maior parte ligada às Relações Públicas. São 20 anos que me colocaram no caminho de muitas pessoas e empresas, mas sobretudo no caminho de muitas histórias, daquelas que valem bem a pena contar. Também me colocaram perante muitas pessoas que, na hora de contarem as suas histórias, falharam no papel de comunicadores. Vi muitas ‘histórias’ morrerem pela boca do seu contador. Pelo medo de não ser perfeito. Ou valorizado.
Resolvi enfrentar a tristeza de ver uma boa história falhar: juntei-lhe a vontade de ajudar quem as vive e quer partilhar. Ajudar a ser ‘eficiente’ também nesse papel. Passei a ajudar quem queria contar a sua história – fosse onde e para quem fosse.
Trabalho em função das mensagens, das audiências ou dos interlocutores, do meio envolvente, dos objectivos a concretizar... Trabalho sobretudo o estado de espírito de quem quer comunicar. Para que na hora H esteja confiante por dentro. E vibrante, contagiante, tranquilo na sua pele por fora. Tenho a (feliz) convicção de que há sempre espaço para mais um comunicador. Desde que se mantenha genuíno. Autêntico. É nesse sentido que trabalho com todos os meus clientes: o Mundo já tem demasiados personagens☺.
Sou Master Practitioner de Programação Neuro Linguística (PNL-Portugal) e Coach Certificada (ICF). Formação que somo à licenciatura em Relações Públicas e Publicidade, e a uma Pós-Graduação em Marketing Político e Social.
São 3 módulos, complementares entre si:
1. Aprenda a falar em público, onde exponho a metodologia e onde pode explorar os vários conceitos de comunicação.
2. Técnicas para falar em público, onde exponho sugestões para quebrar os nervos, a ansiedade associada ao momento.
3. Como melhorar a Imagem, focando os pilares que a compõem (não-verbal, voz e discurso).
Cada um deles pretende destacar um ou mais elementos da metodologia que defendo (e que vai encontrar exposta em documento próprio).
Os módulos, assim como a documentação entregue, estão em português (anterior ao acordo ortográfico).
A eficácia pessoal passa por saber definir objetivos e concretizá-los.
Se for capaz de gerir de forma eficaz a sua agenda, sentirá que tem um maior controlo na gestão do seu tempo. Isso significa maior produtividade, menos stress e muito mais satisfação na realização do seu trabalho.
Proponho-lhe o curso ‘Aprenda a falar em público!’, como ferramenta que pode ajudar a melhorar a sua comunicação com os outros. O conteúdo que proponho resulta de anos de formação meus – Cláudia Nogueira – em que participaram pessoas de diferentes experiências, idades, sectores de actividade e aqui resumo metodologia e principais ferramentas para fazer face aos momentos.
Todos somos inconscientemente enviesados, o que não é bom nem mau, é uma caracteristica humana. Não podemos eliminar completamente os nossos enviesamentos, mas podemos aprender a reconhece-los e a minimizar o seu impacto na nossa vida profissional e pessoal.